Os advogados geralmente fornecem uma consulta gratuita ou de baixo custo para discutir os detalhes de sua situação e dar a você a oportunidade de fazer algumas perguntas básicas sobre o advogado. Esta reunião não deve apenas ajudá-lo a decidir se deve prosseguir com um advogado em geral, mas também se deve prosseguir com esse advogado. Se mais tarde você decidir contratar o advogado, entrará em uma discussão mais detalhada do seu caso e fará perguntas mais específicas ao longo do caminho.

De um modo geral, convém ter em mente uma lista de perguntas a serem feitas durante a reunião. Além disso, você deve se sentir à vontade para fazer perguntas relacionadas à especialidade, experiência, honorários, conhecimentos especiais e administração do caso do advogado.

Abaixo estão algumas perguntas para fazer ao advogado.

1. Há quanto tempo você exerce a advocacia?

No mínimo, você vai querer saber sobre a experiência do advogado e se o advogado é veterano ou iniciante, por exemplo. Seu problema legal pode muito bem ser tratado por alguém que acabou de sair da faculdade de direito (ou não). Tudo depende.

2. Com que tipo de casos você geralmente lida? 

Você também vai querer saber sobre a experiência de um advogado e quanto da prática do advogado é dedicada à área do tópico em que seu problema legal se enquadra. Por exemplo, se você precisar de ajuda com um caso de adoção, procure um advogado de direito de família que tenha trabalhado em casos de adoção. 

3. Quem é seu cliente típico?

Esta é uma questão importante, mas muitas vezes negligenciada. Por exemplo, se você é um indivíduo com um problema legal específico, mas o advogado com quem você se reuniu representa apenas corporações, este pode não ser o melhor advogado para você. 

4. Quantos casos você representou semelhantes ao meu?

Agora não é hora de agir timidamente. Sinta-se à vontade para perguntar sobre o histórico do advogado, como o número de casos vencidos ou resolvidos, por exemplo.

5. Além de um diploma de direito, que tipo de treinamento ou conhecimento especial você possui que possa ser aplicado na minha situação?

Alguns casos, como marcas e patentes, requerem treinamento especializado e conhecimento para representação eficaz. Certifique-se de perguntar se o seu caso se encaixa nessa categoria.

6. Quais são os seus honorários advocatícios e custos, e como eles são cobrados? 

Esta etapa é obviamente importante. Você vai querer saber se pode pagar os serviços do advogado e como será obrigado a pagar. Este também é o momento de perguntar sobre as opções de pagamento e com que frequência e em quais circunstâncias você será cobrado.

7. Qual é a sua abordagem ou filosofia para ganhar ou representar um caso?

Isso pode ser importante de duas maneiras. Primeiro, se você está buscando um divórcio litigioso , por exemplo, mas o advogado é conhecido por ser conciliador em casos de divórcio, o advogado pode não ser o certo para você, pois provavelmente vai querer alguém que não tenha medo de forçar os limites, por assim dizer.

8. Existem outras formas de resolver meu problema jurídico?

Vá em frente. Pergunte ao profissional se existem alternativas para resolver seu problema legal, como por meio de arbitragem ou algum outro acordo extrajudicial. Um bom advogado geralmente irá informá-lo se o seu caso pode ser tratado por outros meios menos dispendiosos e demorados.

9. Como você vai me informar sobre o que está acontecendo com o meu caso?

A comunicação é fundamental quando se trabalha com um advogado. Pergunte ao advogado com que frequência e em que circunstâncias você terá notícias dele. Você vai querer saber como está indo o seu caso e sobre outras datas importantes.

10. Qual é o resultado provável no meu caso?

De um modo geral, é um jogo justo perguntar ao advogado se você tem uma boa chance de ganhar o caso. Você não está procurando a resposta “certa”, apenas uma resposta honesta. Por exemplo, se você está enfrentando uma batalha difícil em, digamos, uma situação desagradável de divórcio, você vai querer saber com antecedência do advogado para que você possa se preparar para o que está por vir.

Encontrando o advogado certo para você

Embora as respostas às perguntas que você faz a um advogado variem muito, é importante ter em mente que nada deve ser tomado como garantia. Em vez disso, essas perguntas devem fornecer um conhecimento geral sobre a experiência e o nível de habilidade de um advogado específico e se o advogado é adequado para você. Se você deseja dar o próximo passo para falar com um advogado, confira nossa plataforma www.advogadoresponde.com.br  para encontrar um profissional experiente em sua área.

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.